domingo, 30 de março de 2014

A Elite humilha os pobres e o povo gosta.



A atriz Katiuscia Canoro faz a personagem Humbelinda no Zorra Total . Este quadro está no ar,desde o dia 28 de setembro de 2013,o quadro havia estreado com diversas críticas ao programa Mais Médicos através de piadas (que só se percebe pelas risadas ao fundo, porque não se consegue esboçar um riso em toda a cena), solta pérolas impressionantes na telinha. “Vocês querem aprender espanhol para que? Já sei, vão contrabandear bugiganga na Ponte da amizade né?” ou ainda: “O governo humilha os pobres, e os pobres vão humilhar quem? Os estrangeiros, que tem menos direitos que vocês!”. Mais: “Os médicos estrangeiros vem ajudar vocês? Não. Vem para ser humilhados pelo governo.”

E no programa deste último sábado dia 29 de março, fez piada em cima das duras condições dos trabalhadores em carvoarias. O que me parece é que este quadro do Zorra Total, representa a elite humilhando e menosprezando a população mais carente de uma forma explícita.

É só lembrar do papel da Rede Globo na época da ditadura, eles diziam que estavam sendo vítimas da repressão e da censura, mas na verdade, agiam em comum acordo com os interesses dos políticos do regime militar. Tanto que no movimento das diretas já, em 1984,o povo estava reunido na Praça da Sé protestando, e o Jornal Nacional mentiu dizendo que estavam fazendo apenas uma festa, não dando a real dimensão do movimento político que estava em andamento. Mentiram descaradamente, assim como também manipularam diversas notícias com interesses políticos. Assistam o documentário Beyond Citizen Kane (Muito Além do Cidadão Kane)para entender melhor esses fatos, é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Channel 4, emissora pública do Reino Unido. O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focando na análise da figura de Roberto Marinho. Logicamente o video foi proibido aqui no Brasil, mas felizmente temos outras mídias como youtube para conferir isso.

Precisamos ficar mais atentos com o que é exibido na programação e sermos mais críticos, ou então programas como BBB, novelas e matérias distorcidas e manipuladas, sempre vão ser empurradas  goela abaixo, o telespectador deve ser mais consciente, e não depender só dessa mídia suja para formar sua opinião. Devemos contar com outras fontes de notícia e informação para saber a verdade, e não dizer amém para tudo que passa na Rede Globo, ou ainda em qualquer emissora que tenha o mesmo perfil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário